O consulado ucraniano em Brno, na República Checa, teve de ser evacuado, esta sexta-feira, após ter chegado ao estabelecimento “um pacote suspeito” semelhante aos interceptados em Espanha. Em causa estão os “pacotes ensanguentados” recebidos por várias embaixadas ucranianas na Europa.
Esta manhã, a polícia checa afirmou que a área circundante ao consulado, incluindo um jardim de infância, teve de ser evacuada e que “um pacote semelhante chegou à Embaixada da Ucrânia em Praga”.
Os envelopes eram semelhantes aos encontrados em várias instituições espanholas, que continham engenhos explosivos, mas, segundo o porta-voz da polícia, David Chaloupka, aqueles interceptados na República Checa “continham tecidos de animais mortos”.
2/2 V bezprostředním okolí došlo k částečné uzavírce komunikace, nicméně k evakuaci osob nedošlo. Doplnění kontextuhttps://t.co/c7jZDbZ3yr
— Policie ČR (@PolicieCZ) December 2, 2022
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Oleg Nikolenko, revelou, esta sexta-feira, que várias embaixadas e consulados ucranianos receberam “pacotes sangrentos” com “olhos de animais”.
Segundo o responsável, os pacotes, “ensopados com um líquido e cheiro caraterísticos”, foram entregues nas embaixadas da Ucrânia na Hungria, Polónia, Croácia, País Baixos e Itália. Também os consulados em Nápoles, Cracóvia e Brno As “ameaças” surgem depois de, nos últimos dias, pelo menos seis cartas armadilhadas terem sido entregues em várias instituições espanholas. O primeiro pacote foi enviado a 24 de novembro para o Palácio da Moncloa, sede do governo espanhol, e dirigido ao primeiro-ministro Pedro Sanchéz.
Dois pacotes semelhantes foram recebidos, na quarta-feira, pela embaixada da Ucrânia em Madrid e pela dos Estados Unidos na quinta-feira. Outras cartas armadilhadas foram igualmente enviadas para o Ministério da Defesa, o Centro de Satélites da base aérea de Torrejón de Ardoz (Madrid) e a empresa de armas Instalaza, em Saragoça.
Leia Também: Embaixadas ucranianas receberam "pacotes" com "olhos de animais"