Uma mistura de nevões com tornados está a atingir aos Estados Unidos, especialmente os estados no centro-sul do Texas, Louisiana e Oklahoma, com vários estragos registados na terça-feira. As autoridades preveem que tempestades de neve continuem esta quarta-feira.
Segundo a ABC News, citando o Serviço Nacional Meteorológico no Texas, foram registados cinco tornados na tarde de terça-feira, através da análise de vídeos e de relatos de testemunhas, mas o serviço estima que tenham existido cerca de uma dúzia.
A região em torno de Dallas foi a mais afetada, com várias casas danificadas pelo vento e pelas trovoadas, e muitas pessoas ficaram feridas. O site FlightAware dá conta de pelo menos 100 voos na região cancelados e mais de 1.000 atrasados.
Segundo uma autoridade local, a terça-feira é dia de recolha de lixo, pelo que os habitantes de Dallas também se depararam com muito lixo espalhado pelas ruas.
Significant tornado damage south of dictator with injury on scene. Not for broadcast. @CBSDFW @NWSFortWorth pic.twitter.com/mSg8BnIqIt
— Jason McLaughlin ️️️️️ (@NorthTXWeather) December 13, 2022
Aftermath- Tornado damages in Decatur, Texas, north of Fort Worth. #tornado #Texas #texasweather #Decatur pic.twitter.com/YCqMJHSiPu
— Chaudhary Parvez (@ChaudharyParvez) December 14, 2022
No estado do Louisiana, há duas pessoas desaparecidas e algumas casas destruídas na região de Four Forts.
Mais a norte, entre o Colorado, o Montana e o Nebraska, registaram-se intensos nevões, com a neve a atingir os 61 centímetros em algumas áreas do Dakota do Sul e do noroeste do Nebraska. A neve intensa, aliada aos ventos superiores a 80 quilómetros por hora, criaram muitas dificuldades de visibilidade na estrada.
It might not have snowed everywhere, but it sure did snow in Haxtun! Here's a video of the northeast Colorado town in Tuesday's snowstorm. pic.twitter.com/VZ2upx9EpA
— KRDO NewsChannel 13 (@KRDONC13) December 14, 2022
A ABC acrescenta que são esperadas mais tempestades de neve, que se estão a mover para o nordeste do país, nas regiões entre o Virgínia Ocidental e o Vermont (intervalo geográfico que incluiu a zona de Nova Iorque). O Serviço Meteorológico Nacional anunciou um aviso de tempestade de neve até sexta-feira.
Leia Também: Nevão pinta Kyiv de branco, numa altura em que inverno preocupa