Agentes da polícia de Léon, em Espanha, detiveram uma mulher por tentar retirar a filha bebé, de apenas 20 dias, do hospital. A menina está internada com um quadro de insuficiência respiratória tendo, por isso, de receber tratamento com oxigénio.
A polícia acudiu aos alertas dos médicos, após a recusa da mãe de permitir que a bebé continuasse a ser tratada no serviço de pediatria do Hospital Universitário de León, conta o La Vanguardia.
Conforme relatado pela Polícia, a mulher pretendia levar a filha embora, ignorando as instruções médicas, apesar de ter sido informada do estado crítico em que esta se encontrava e de não poder prescindir do oxigénio prescrito.
A mulher, inesperadamente, conseguiu afastar a equipa médica e sair do quarto com a bebé. Quando os agentes chegaram ao hospital, conseguiram localizá-la num dos corredores e instaram-na a parar e a regressar com a criança ao quarto, para que o tratamento fosse retomado.
A ação rápida da força policial e a coordenação com os profissionais de saúde foram decisivas para que, enquanto um agente imobilizava a mulher, outro conseguisse resgatar a menina.
Os factos foram levados ao conhecimento da Direção Territorial dos Serviços Sociais e foi recolhido o depoimento da mulher como detida, passando à disposição do tribunal.
A bebé continua internada e o estado de saúde está a evoluir bem.
Leia Também: Profissionais do Hospital de Vila Franca de Xira em greve na quinta-feira