Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Coreia do Norte forneceu Wagner? Conselho de Segurança dos EUA confirma

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americao revelou hoje que o Grupo Wagner, organização paramilitar russa, recebeu um carregamento de armas da Coreia do Norte, enquanto combate na Ucrânia juntamente com as forças do Kremlin.

Coreia do Norte forneceu Wagner? Conselho de Segurança dos EUA confirma
Notícias ao Minuto

19:22 - 22/12/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, adiantou que os serviços de informaçõe dos Estados Unidos apuraram que a Coreia do Norte entregou à Wagner em novembro um carregamento de armamento, que incluía foguetes e mísseis.

"Avaliamos que a quantidade de material entregue à Wagner não vai mudar a dinâmica do campo de batalha na Ucrânia. Mas estamos preocupados com o facto de a Coreia do Norte estar a planear entregar mais equipamentos militares", referiu Kirby.

Segundo Kirby, os Estados Unidos calculam que a Wagner tem cerca de 50.000 funcionários a lutar na Ucrânia, incluindo 10.000 contratados e 40.000 condenados que o grupo recrutou nas prisões.

Os mercenários do Grupo Wagner já foram acusados pelo Ocidente e especialistas da ONU de vários abusos dos direitos humanos em África, inclusive na República Centro-Africana, Líbia e Mali.

A organização paramilitar enfrenta sanções dos Estados Unidos desde 2017.

O Departamento do Comércio norte-americano anunciou na quarta-feira novas restrições à exportação visando a Wagner, numa tentativa de restringir ainda mais o seu acesso a tecnologia e mantimentos.

Leia Também: EUA dizem que Coreia do Norte enviou armas ao Grupo Wagner

Recomendados para si

;
Campo obrigatório