O Natal na Ucrânia é celebrado no dia 7 de janeiro, mas um sentimento antirrusso e uma vontade de aproximação à Europa mais ocidental levou, este ano, muitos ucranianos a celebrarem a quadra a 25 de dezembro. Em condições ainda precárias, crianças e adultos juntaram-se, ontem, numa estação de metro em Kyiv, a capital, para cantar e angariar dinheiro.
Vestidas com trajes tradicionais do país, as crianças tiveram o Natal possível, tendo em conta as condições provocadas pela guerra no seu país.
De recordar que, na cidade, foi ontem possível ouvir as sirenes de alerta para um eventual ataque russo pelo menos por duas vezes. Estas levaram a que a população se tentasse esconder num lugar seguro.
À semelhança do que tem acontecido desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, as estações subterrâneas de metro têm sido locais em que os ucranianos se abrigam.
Recorde-se que a ideia de comemorar o nascimento de Jesus em dezembro era considerada radical na Ucrânia até há pouco tempo, mas a invasão da Rússia, lançada em 24 de fevereiro deste ano, mudou muitos corações e mentes, segundo a agência norte-americana AP.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: "O nosso inimigo tentará tornar este tempo sombrio e difícil para nós"