A América do Norte tem sido fortemente devastada por uma tempestade que levou, entre outras consequências, ao congelamento das águas do lago Erie, que banha os estados norte-americanos de Nova Iorque, Michigan, Pensilvânia e Ohio, assim como Ontário, no Canadá.
Em Crystal Beach, uma das localidades canadianas que se situam junto a este lago, a forte ondulação que o vento da tempestade 'construiu' levou a que as ondas irrompessem pela vila. Este facto - a que se juntam as muito baixas temperaturas - fez com que o gelo se espalhasse e deixasse um cenário 'cristalizado'.
Em Hamburg, no estado de Nova Iorque, ocorreu algo semelhante - pode ver as imagens deste fenómeno na galeria acima. Em baixo, pode ver vídeos - que foram partilhados nas redes sociais - de como o fenómeno meteorológico atingiu a vila de Crystal Beach.
Heres a follow up video#blizzard2022 #forterie #winter #niagara #Niagara #power #WinterStorm2022 #snowstorm pic.twitter.com/x5kyyNrb1v
— I am Winston (@withdupid) December 26, 2022
Recorde-se que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou, esta terça-feira, a declaração de emergência para o estado de Nova Iorque, o mais afetado pela tempestade 'Elliot', para facilitar a ajuda federal para dar resposta às necessidades da população, anunciou a Casa Branca.
Causada por uma frente fria ártica, a tempestade afetou os Estados Unidos desde os Grandes Lagos, perto da fronteira com o Canadá, até ao rio Bravo, ou Grande, na fronteira com o México, afetando cerca de 60% da população do país.
Fortes nevões e ventos ciclónicos deixaram milhares de pessoas isoladas nas suas casas, milhares de passageiros retidos, na véspera de Natal, devido a voos cancelados e a estradas bloqueadas, além de cortes no fornecimento de energia em milhões de residências e empresas devido a ruturas na infraestrutura elétrica.
A cidade de Nova Iorque alcançou uma temperatura mínima de -10,5° Celsius no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, a capital dos EUA, esteve com -10°C no Natal mais frio desde 1983 e Tampa, na Florida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.
Leia Também: Sobe para 50 o número de mortos devido à tempestade 'Elliot' nos EUA