A vida segue na cidade ucraniana de Bakhmut mesmo vivendo num autêntico cenário de guerra. Estas imagens mostram o povo ucraniano a sobreviver à invasão russa, vendendo comida e outros bens em mercados improvisados na cidade ucraniana, localizada na região ocupada de Donbass.
Nas fotografias, vê-se os moradores a fazer as suas compras nos mercados de rua, depois dos bombardeamentos russos terem destruído os supermercados da região.
Nos últimos meses, a cidade tornou-se palco de violentos confrontos, com elevadas baixas de ambos os lados, devido à exaustiva guerra de trincheiras, duelos de artilharia pesada e ataques frontais.
Enquanto as tropas russas reivindicam a tomada de aldeias e áreas nas proximidades da cidade, as forças ucranianas parecem controlar Bakhmut e parte dos arredores.
Recorde-se que Bakhmut tornou-se um alvo chave para a Rússia, uma vez que se encontra numa linha estratégica de abastecimento entre as regiões vizinhas de Lugansk e Donetsk.
No início de dezembro, o presidente ucraniano já tinha acusado os russos de "destruir" Bakhmut, a cidade na região ocupada de Donbass que se tem tornado um dos principais objetivos do Kremlin e que, segundo afirmou recentemente o Ministério da Defesa britânico, deverá ser o principal foco dos russos neste momento da invasão.
“Não há lugar nestas áreas que não tenha sido danificado por projéteis e fogo. Os ocupantes destruíram efetivamente Bakhmut, outra cidade de Donbass que o exército russo transformou em ruínas queimadas”, disse, na altura, Zelensky.
Leia Também: Forças ucranianas anunciam destruição de 2 armazéns de armas em Bakhmut