Detidos em Espanha dois homens que juraram lealdade ao Daesh
Foi ainda detido um terceiro homem em Marrocos.
© iStock
Mundo Espanha
A Polícia Nacional espanhola deteve dois homens, no município de El Ejido, na província de Almería, por suspeitas dos crimes de participação numa organização terrorista, autoformação, doutrinação e glorificação.
Segundo revelou a autoridade, num comunicado esta sexta-feira divulgado, um outro homem foi detido na província de Chtouka-Aït Baha em Marrocos.
A investigação teve início em julho, quando investigadores da unidade contraterrorista apuraram que um homem estava “altamente radicalizado” e “alinhado com os postulados” do Daesh. O homem estava ainda a “disseminar material jihadista radical e violento”, em Espanha, e mantinha contatos com o homem detido em Marrocos.
Detenidos en El Ejido (#Almería) dos individuos que habrían prestado juramento de lealtad al nuevo líder de DAESH
— Policía Nacional (@policia) January 13, 2023
Simultáneamente ha tenido lugar la detención de un tercer individuo en la provincia de Chtouka-Aït Baha en 🇲🇦#SomosTuPolicía pic.twitter.com/E4WBTCZ3zM
Durante as diligências policiais, foi possível apurar que os homens detidos em El Ejido “terão feito um juramento de lealdade ao agora falecido líder do Daesh, Abu Ibrahim Al Hashimi Al Quraishi, e ter reiterado este juramento ao agora líder Abu Al Hussein Al Husseini Al Quraishi”.
Os suspeitos foram detidos na madrugada de quarta-feira durante uma “operação policial”. Além das detenções, foram realizadas buscas domiciliárias, tendo sido possível apreender “aparelhos electrónicos, terminais telefónicos, documentação de grande interesse e uma quantia significativa em dinheiro, que segundo os investigadores seria utilizada para cobrir os custos da sua viagem à zona do Sahel”, no norte de África.
Leia Também: ONU saúda Espanha por repatriamento de mulheres com ligações ao Daesh
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com