Amina Mohammed "enfatizou a necessidade de defender os direitos humanos"

A vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, visitou o Afeganistão, onde se reuniu com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país governado pelo regime talibã.

Notícia

© REUTERS/Eduardo Munoz/File Photo

José Miguel Pires
18/01/2023 20:33 ‧ 18/01/2023 por José Miguel Pires

Mundo

Afeganistão

A vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, reuniu, na quarta-feira, no Afeganistão, com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, aproveitando para discutir temas como os direitos das mulheres.

Um tema delicado para o regime talibã, que recentemente proibiu a maioria das trabalhadoras de continuar a atividade em organizações humanitárias e impediram mulheres e jovens raparigas de frequentar o ensino médio e o ensino superior.

"Para fazer um balanço da situação, transmitir solidariedade e discutir maneiras de promover e proteger os direitos das mulheres e jovens raparigas", disse o vice-porta-voz da ONU, Farhan Haq, em Nova Iorque, Mohammed esteve também reunida com membros da ONU no país, grupos humanitários e mulheres afegãs.

Mohammed "enfatizou a necessidade de defender os direitos humanos, especialmente para mulheres e jovens raparigas", disse Haq, revelando que a mesma "encorajou" o ministro afegão a "instaurar isenções" à proibição de trabalhadoras humanitárias.

Embora o porta-voz da ONU não tenha revelado quais os funcionários do governo do talibã com que Mohammed reuniu, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão - citado pela agência Reuters - disse que se encontrou com o ministro da pasta, Amir Khan Muttaqi.

Leia Também: Repressão? Vice-secretária-geral da ONU lidera negociações em Cabul

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas