Uma equipa de paleontólogos encontraram 92 locais de nidificação de dinossauros e 256 fósseis de ovos na Índia. A descoberta foi feita entre 2017 e 2020 no vale de Narmada, sendo a primeira do género naquele local.
Durante o estudo, publicado na revista científica Plos One, esta semana, os investigadores da Universidade de Delhi encontraram os ninhos de titanossauros em cinco aldeias na área de Bagh-Kukshi.
Os titanossauros são uma espécie de saurópodes - dinossauros grandes, herbívoros, com pescoços longos.
Foram estudados e documentados fósseis de ovos num ninho ou na forma de ovos partidos, com fragmentos espalhados.
Pouco se sabia sobre os padrões de nidificação dos saurópodes, mas os fósseis de ovos ajudaram a perceber mais sobre os seus hábitos e biologia reprodutiva. Os Titanossauros viveram desde o fim do período Jurássico até ao fim do período Cretáceo. Os seus fósseis foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida.
© Dhiman et al./PLoS One
A descoberta de ovos com diferentes camadas além da casca mostra que os dinossauros tinham ovos semelhantes aos das aves. No entanto, os ninhos eram feitos em locais aleatórios, como os dos crocodilos.
A mesma área de nidificação era partilhada por diferentes tipos de saurópodes – como no caso das tartarugas e pássaros modernos, conhecidos pelo comportamento de nidificação colonial e com espaçamento próximo entre os ninhos.
© Dhiman et al./PLoS One
Os ovos foram ainda incubados com radiação solar e calor geotérmico, com as crias a abandonarem os ninhos logo após a eclosão. Não foram encontrados, no entanto, nenhuns restos mortais de embriões, jovens ou dinossauros adultos no local. O que demonstra que não deveriam viver naquele local, tendo sido escolhido apenas para fazer os ninhos.
Leia Também: Descobertos quatro tipo de dinossauros incluindo um Megaraptor no Chile