Uma criança relatou como foi perder todos os amigos em Mariupol, na Ucrânia, devido à guerra, e o relato foi registado e partilhado, este sábado, nas redes sociais.
"Todos os meus amigos morreram", explica a jovem rapariga, contando que um dos seus colegas estava num jardim quando viu algo a brilhar e pegou no objeto, sem saber que era uma mina. "Pegou-lhe, explodiu-lhe nas mãos", refere.
Ainda quanto ao barulho das explosões, a rapariga conta que houve vezes em que pensou que seria uma espécie de explosão, mas que não associou a uma bomba. "Eu disse: 'Avô, olha explosivos'. Ele olhou e havia uma casa já a arder", recordou, explicando que isto aconteceu a alguma distância. Quando o familiar viu o que se passava, assim como algumas coisas no céu, pediu a todos: "'Vão depressa para debaixo da mesa no corredor'".
A criança diz que "passaram toda noite" nesse abrigo improvisado com cobertores e almofadas e que esteve sempre muito frio. "Ele era como um pai para mim", referiu, não especificando se o avô ainda está vivo ou não.
Young Ukrainian girl tells the story of how her friends were killed by Russia during the Siege of Mariupol.
— Visegrád 24 (@visegrad24) January 28, 2023
No child should have to experience something like this.
English subtitles at the bottom. pic.twitter.com/ITWXHYAYuL
Voltando aos amigos, a criança conta que tinha uma chamada Polina. "Ela tinha um irmão mais velho e outro mais novo, e uma irmã mais velha. Pai e mãe. Alguma coisa voou até à casa deles. Morreram todos", apontou.
Também o prédio de uma amiga, Anya, foi atingido. O edifício de nove andares foi atingido por uma bomba e caiu, tendo todos sido afetados explosão e atingidos pelos detritos.
"A guerra mudou bastante. Estou muito cansada. Sorrio muito menos. Se alguém me tenta fazer rir, normalmente, não resulta", rematou.
Leia Também: Rússia acusa exército ucraniano de atingir hospital na região de Lugansk