Turquia. Menina de 10 anos pede copo de leite ao ser resgatada após 90h

A equipa de socorro referiu ter ouvido "barulho debaixo dos escombros", tendo conseguido retirar a menina "após um meticuloso trabalho de sete horas".

NotíciaVídeo

© Twitter / Muhittin Böcek

Notícias ao Minuto
09/02/2023 23:59 ‧ 09/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Turquia

Ao fim de 90 horas debaixo dos escombros de um edifício em Hatay, na Turquia, uma menina de 10 anos foi, esta quinta-feira, resgatada com vida. A primeira coisa que terá pedido foi um copo de leite.

A informação foi revelada pela CNN Internacional, que cita um comunicado do Departamento dos Bombeiros de Antália, responsável pelo resgate de Hilal Sağlam.

A equipa de socorro referiu ter ouvido “barulho debaixo dos escombros”, tendo conseguido retirar a menina “após um meticuloso trabalho de sete horas”, tal como poderá ver na galeria acima.

“A menina ferida, que foi colocada na maca com grande alegria e entre aplausos, foi transportada para o hospital”, complementou a entidade, adiantando que a primeira coisa que pediu foi um copo de leite.

O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria, tendo sido seguido de várias réplicas e de um novo terramoto de magnitude 7,5, que os especialistas disseram ter sido consequência do primeiro.

O mais recente balanço das autoridades dá conta de mais de 21 mil mortos na Turquia e na Síria, após o desastre natural que assolou ambos os países, no início da semana.

Cerca de 17.674 pessoas morreram na Turquia e 3.377 na Síria, elevando o total de vítimas mortais para 21.051, segundo a AFP.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que 23 milhões de pessoas estão "potencialmente expostas, incluindo cerca de cinco milhões de pessoas vulneráveis", depois de já ter referido que teme "balanços oito vezes maiores que os números iniciais".

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já na segunda-feira tinha declarado três meses de estado de emergência nas dez províncias afetadas, sublinhando que estes terramotos representam o maior desastre natural sofrido no país desde o sismo de 1939 em Erzincan, no leste da Turquia, que fez mais de 32 mil mortos.

Leia Também: 'Poeira' do sismo revela rasto de crianças órfãs na Síria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas