O secretário da Segurança Nacional e do Conselho de Defesa da Ucrânia alertou, esta sexta-feira, que a Rússia pode lançar um ciberataque antes de avançar com uma nova ofensiva.
"Um ataque ao ciberespaço pode ser um percursor da nova onda de ataques em larga escala da agressão russa, como aconteceu há um ano atrás", antecipou Oleksiy Danilov, citado pelo Kyiv Independent.
️ Danilov: 'Russia may launch massive cyberattack ahead of renewed offensive.'
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 10, 2023
“A precursor of a new wave of large-scale aggression by Russia, like one year ago, may be offensive in cyberspace,” said National Security and Defense Council Secretary Oleksiy Danilov.
A Rússia lançou na madrugada desta sexta-feira o maior ataque com mísseis contra a Ucrânia desde que a invasão do país começou, há quase um ano, segundo o Exército ucraniano.
O comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, também denunciou que mísseis russos Kalibr cruzaram e violaram o espaço aéreo da Moldova e da Roménia, país membro da NATO.
O ataque lançado pela Rússia afetou muitas regiões do país, incluindo cidades como Kyiv, Odessa, Lviv e a região de Zaporijia, onde está localizada a maior central nuclear da Europa, agora nas mãos dos russos.
Leia Também: Zelensky diz que ataque russo de hoje é "desafio para a NATO"