Uma roulotte de kebabs distribuiu sandes às equipas de salvamento e resgate durante as buscas por sobreviventes nos edifícios desmoronados no centro de İskendurun, na Turquia.
A informação foi partilhada pelo jornalista Paul Benjamin Osterlund, na rede social Twitter, que mostra a roulotte e o proprietário a fatiar a carne servida nos kebabs.
"Um incansável voluntário de 18 anos que veio de Ancara disse-me que a sanduíche era a primeira coisa que tinha comido em três dias", lê-se na descrição.
A mobile döner stand distributes sandwiches amid rescue operations ongoing at numerous collapsed buildings in the center of İskendurun. A tireless 18-year old volunteer who came from Ankara told me the sandwich was the first thing he had to eat in three days. pic.twitter.com/gsvBzX6f3Q
— Paul Benjamin Osterlund (@Paul_Osterlund) February 10, 2023
O sismo que atingiu a Turquia na segunda-feira pode ter provocado mais de 5,3 milhões de desalojados, que viram as suas casas completamente destruídas, alertou esta sexta-feira o representante local do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Sivanka Dhanapala.
As buscas de resgate continuam e as vítimas mortais já passaram a barreira das 20 mil, a maioria das quais na Turquia.
Na quinta-feira, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que estava “a caminho” da Síria, “onde a OMS está a apoiar cuidados de saúde essenciais em áreas afetadas pelo recente terramoto”.
São também dezenas os países que estão a enviar ajuda para a Turquia e a Síria, incluindo Portugal, que enviou uma equipa de 52 elementos. A missão tem uma duração prevista de dez a 15 dias e conta com elementos de várias entidades.
Leia Também: Criança e periquito salvos 55 horas após o sismo na Turquia. Veja o vídeo