O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeia visitar a Polónia de 20 a 22 de fevereiro para assinalar o primeiro aniversário do início da guerra na Ucrânia.
A informação foi avançada pela Casa Branca esta sexta-feira, citada pela CNN Internacional, que dá ainda conta que Biden vai encontrar-se com o homólogo, Andrej Duda, e deverá fazer um discurso antes do marco de um ano de guerra.
"Ele quer falar sobre a importância da determinação e unidade da comunidade internacional em apoiar a Ucrânia durante este ano", referiu John Kirby, do Conselho de Segurança Nacional.
Kirby disse ainda que Biden enviaria uma mensagem de apoio contínuo dos EUA aos esforços da Ucrânia. "Sabemos que as próximas semanas e meses vão ser difíceis e críticas, especialmente para as suas próprias forças, e os Estados Unidos vão continuar a apoiá-los", destacou.
O presidente dos EUA, Joe Biden, admitiu na quinta-feira a possibilidade de visitar a Polónia numa viagem coincidente com o aniversário do início da invasão russa à Ucrânia, no final do mês.
Depois de a Rússia invadir a Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado, Washington e os seus aliados impuseram duras sanções para isolar do sistema financeiro os maiores bancos da Rússia e os oligarcas próximos de Putin, bem como sanções contra o setor de energia, entre outras medidas.
Os Estados Unidos são igualmente o país que forneceu maior apoio financeiro e militar à Ucrânia, em sucessivos pacotes de ajuda que já ultrapassam os 27 mil milhões de euros.
Leia Também: Biden admite visitar Polónia no aniversário da invasão russa à Ucrânia