Bebé que nasceu nos escombros na Síria alvo de três tentativas de rapto

A bebé "milagre" que nasceu sob os escombros, e perdeu toda a família, após os sismos em Aleppo, na Síria, sofreu três tentativas de rapto nas últimas 48 horas, denunciou hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Notícia

© Bekir Kasim/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
14/02/2023 23:46 ‧ 14/02/2023 por Lusa

Mundo

Sismo na Turquia

Vários grupos tentaram raptar Aya - nome árabe para "um sinal de Deus" - por razões financeiras, uma vez que o seu caso tem suscitado interesse internacional e já antes organizações tinham oferecido dinheiro para adotá-la, revelou em comunicado a organização não-governamental sediada no Reino Unido, e que tem colaboradores no terreno.

A última tentativa de rapto foi realizada por homens armados na segunda-feira, invadindo o Hospital Cihan, onde a bebé permanece internada, na localidade de Afrín, e agredindo o pessoal médico com a intenção de levar a bebé à força.

O Observatório afirmou que os assaltantes pertenciam à milícia turca Sultan Murad Brigade, que opera na zona, acrescentando que pretendiam entregar Aya a pessoas ligadas ao governo sírio "em troca de altíssimas somas de dinheiro".

Aya tem sido acompanhada de perto desde o seu nascimento e pessoas de todo o mundo têm-se oferecido para ajudá-la, e outras alegam falsamente serem parentes da criança, o que motivou vigilância policial no local, revelou fonte médica.

A mãe de Aya morreu após dar à luz após o terremoto, de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria, assim como o pai e quatro irmãos.

Aya pode deixar o hospital na terça ou quarta-feira, de acordo com o seu tio-avô, Saleh al-Badran, que adiantou que a tia paterna da bebé, que deu à luz recentemente e sobreviveu ao terremoto, pretende criar a criança.

Leia Também: Leiria. PJ resgata e devolve à família menor desaparecida há oito meses

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas