Um novo sismo, desta feita de magnitude 5,0 na Escala de Richter, assolou esta quinta-feira a região central da Turquia, a uma profundidade de 10 quilómetros, dá conta o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.
O abalo aconteceu pelas 22h47, hora local (19h47 em Portugal Continental).
O epicentro ocorreu a 40 quilómetros de Antakya, na Turquia, e a 78 quilómetros de Latakia, na Síria. Para além destes dois países, os relatos da ocorrência sísmica no portal citado dão conta de que o abalo terá também sido sentido no Líbano.
De momento, não existem informações que apontem para a existência de risco de tsunami.
O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico dá ainda conta de que este novo sismo foi classificado como sendo de intensidade moderada (IV) na Escala de Mercalli Modificada. Mas, até agora, não há registo de danos adicionais consideráveis em infraestruturas.
#Earthquake 24 km W of #Uzunbağ (#Turkey) 13 min ago (local time 22:47:49). Colored dots represent local shaking & damage level reported by eyewitnesses. Share your experience:
— EMSC (@LastQuake) February 16, 2023
https://t.co/LBaVNedgF9
https://t.co/KFeQp9OAuB pic.twitter.com/gxSkrjILLl
Recorde-se que, na sequência dos dois grandes sismos - de magnitudes 7,8 e 7,5 - que, no passado dia 6 de fevereiro, assolaram os territórios da Turquia e da Síria, têm-se registado centenas de abalos. Esta quinta-feira, registaram-se outros dois de magnitudes consideráveis - de 4,7 e 4,8.
As autoridades de ambos os países consideram já que pelo menos 41 mil pessoas morreram na sequência desse desastre natural, com centenas de milhares a terem ficado feridas.
Várias infraestruturas, por sua vez, ficaram completamente destruídas, tendo sido muitos os cidadãos de ambos os países a perder tudo aquilo que, até então, possuíam.
[Notícia atualizada às 21h39]
Leia Também: Sismo de 4,8 na escala Richter registado na Croácia