Num país tão fechado como a Coreia do Norte, onde a informação - também para o exterior - escasseia, nasceu uma 'estrela'. Trata-se de Ju Ae, filha do líder Kim Jong-un, que, segundo é adiantado por cada vez mais meios, estará a ser preparada para, no futuro, suceder ao pai na frente dos destinos do país.
A verdade é que pouco ou nada se sabe sobre a rapariga - e até a sua idade permanece um mistério.
Contas feitas pelo The Washington Post recordam que Ju Ae (se é que este é mesmo o seu verdadeiro nome), em março de 2013, foi pegada ao colo pelo ex-basquetebolista Dennis Rodman, parecendo ter cerca de um ano. Seguindo esta linha de pensamento, atualmente a menina terá entre 10 a 11 anos.
Esta foi também a única vez que alguém nomeou um dos descendentes do ditador norte-coreano pelo nome próprio.
A mesma publicação recorda que a Inteligência da 'vizinha' Coreia do Sul acredita que Ju Ae é a filha 'do meio' de Kim Jong-un e da sua mulher, Ri Sol Ju. A jovem terá um irmão mais velho, nascido em 2010, e outro irmão ou irmã (este mais novo - ou mais nova), nascido em 2017.
Apesar de não ficar claro o porquê de ser Ju Ae a 'escolhida' pelo pai para o acompanhar em diversas celebrações marcantes da Coreia do Norte - até tendo em conta o facto de que esta tem um irmão mais velho - a verdade é que a menina tem sido a companhia do 'grande líder' e tem ganhado cada vez maior destaque.
A primeira aparição de Ju Ae foi em novembro do ano passado© Reuters
Foi apresentada ao mundo pela primeira vez em novembro do ano passado no lançamento de um míssil balístico intercontinental. Surgia de casaco branco e sapatos vermelhos, sendo fotografada de mão dada com o pai.
Após esta ocasião, foi criada uma série de novos selos postais para marcar o teste, onde a jovem surge ao lado de Kim Jong-un.
North Korea on Tuesday unveiled the designs of a new stamp featuring the daughter of leader Kim Jong-un, known as Ju-ae, for the first time https://t.co/j1uT1Gn5Iu pic.twitter.com/XekNm3YN6H
— Michelle Ye Hee Lee (@myhlee) February 14, 2023
Seguiram-se outros eventos - também eles com uma forte componente militar - em que Ju Ae foi vista lado a lado com o pai. Este mês, foi novamente vista a acompanhar o pai e a mãe num banquete com embaixadores. Estava, inclusivamente, lembra o The Washington Post, sentada ao centro da foto, num lugar de destaque, habitualmente reservado ao líder.
Na passada sexta-feira, dia 18, Ju Ae voltou a aparecer ao lado de Jong-un, desta feita a assistir a um jogo de futebol. O canal KCNA escreveu que a presença de Kim e da "amada filha", conhecida como Kim Ju Ae, trouxe "alegria e emoção" entre membros do Conselho de Ministros e do Ministério da Defesa Nacional.
O evento marcou a sexta aparição pública de Ju Ae divulgada pela comunicação social, mas a primeira que não está diretamente relacionada com as ambições nucleares do pai. Analistas defendem que esta exposição da jovem pode ter como objetivo preparar uma futura transferência do poder - o que vem 'contra' o que sempre tem sucedido: um poder na Coreia do Norte sempre dominado por homens.
Ju Ae acompanhou o pai durante um jogo de futebol© Reuters/KCNA
Numa (também) demonstração de poder, foi noticiado, na semana passada, que Kim Jong-un quer que a sua filha, Kim Ju Ae, seja a única a utilizar esse nome em todo o país. Como tal, terá emitido um decreto a proibir que recém-nascidas sejam assim 'batizadas', obrigando, em simultâneo, quem se chama Ju Ae a procurar outro nome.
Leia Também: Líder da ONU condena lançamento de mais um míssil pela Coreia do Norte