Dois comboios, um de passageiros e outro de carga, colidiram violentamente, na noite de terça-feira, no norte da Grécia, com um balanço, para já, de pelo menos 36 mortos e 85 feridos - cerca de 60 hospitalizados, seis nos cuidados intensivos. Vários dos passageiros era estudantes universitários a regressar a casa após o fim de semana longo.
Segundo as primeiras estimativas, a tragédia ocorreu quando os dois comboios se encontravam na mesma linha e colidiram de frente. De acordo com a agência Associated Press, vários vagões descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se após o acidente, que ocorreu pouco antes da meia-noite (22h de Lisboa) perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetros a norte da capital grega, Atenas.
A imprensa grega refere ser "o pior acidente ferroviário que a Grécia alguma vez viu". Acrescentam também poder tratar-se de erro humano ou de um dos comboios ter descarrilado e embatido no outro que seguia noutra via, segundo é referido pela estação SKAI TV. Ao início da manhã, o chefe da estação de Larissa e um representante da operadora ferroviária Hellenic Train estão a ser interrogados pelas autoridades.
“As janelas partiam-se e as pessoas gritavam... dois terços do comboio estava lotado... Não vimos nada, o comboio começou a abanar cada vez mais até ficarmos num ângulo de 45 graus. .. O comboio à nossa frente estava a incendiar-se. Os vagões da frente foram completamente destruídos... Só ferro queimado", disse uma testemunha à SKAI. Outro referiu à CNN que foi "um pesadelo de 10 segundos com fogo". "Não se conseguia ver muito com o fumo", explicou.
Segundo o porta-voz do Corpo dos Bombeiros grego, 194 passageiros foram levados em segurança para Tessalónica e 20 pessoas foram transferidas de autocarro para a cidade de Larissa. No local estiveram cerca de 150 bombeiros, 40 ambulâncias e gruas para ajudar a mover os destroços.
Veja as imagens do local na galeria acima.
Leia Também: Mais de 30 mortos e 85 feridos em colisão de comboios na Grécia