Arranca o mês de março e na Ucrânia inicia-se também a primavera, chegando ao fim um longo inverno. Nas redes sociais começaram a ser partilhadas várias publicações que assinalam a data, numa celebração de sobrevivência.
Sublinhe-se que a Rússia foi acusada de usar o inverno como arma de guerra, atacando a rede elétrica da Ucrânia, infraestruturas de gás e serviços básicos dos cidadãos ucranianos.
"Sobrevivemos ao inverno", escreveu a jornalista do Politico Nika Melkozerova. "Sobrevivemos graças a vocês também. Todos, que enviaram ajuda, geradores, abrigaram refugiados", acrescentou.
Já James Waterhouse, correspondente da BBC na Ucrânia, citou o primeiro-ministro ucraniano: "'Ultrapassámos o período mais difícil. Resistimos ao terror energético russo'", lê-se.
We suvived winter.
— Nika Melkozerova (@NikaMelkozerova) March 1, 2023
Ukraine’s first day of spring.
— James Waterhouse (@JamWaterhouse) March 1, 2023
“We have passed the most difficult period,” claims the Prime Minister. “We have withstood the Russian energy terror”
The question is whether 🇷🇺 will continue with its missile strikes? People have suffered, but also adapted. pic.twitter.com/P32sTDoVVx
"Primeiro dia de primavera na Ucrânia e está a nevar. Mas Kyiv ainda está de pé, assim como Bakhmut, apesar dos meses de ataques russos e foi uma bela última noite de um inverno muito difícil. 'Nós sobrevivemos ao inverno', as pessoas continuam a dizer-me", escreveu Christina Lamb, do Sunday Times.
First day of spring in Ukraine and it’s snowing. But Kyiv still stands as does Bakhmut despite months of Russian battering and it was a beautiful last night of a very hard winter. ‘We survived winter’ people keep telling me. pic.twitter.com/FGeNenIs43
— christinalamb (@christinalamb) March 1, 2023
"Acreditem ou não, é oficialmente o primeiro dia da primavera na Ucrânia! Sim, de facto, é um dia ensolarado brilhante….E resistimos a muitas tempestades, sobrevivemos ao inverno e aos incessantes ataques de mísseis, e continuamos a viver e a acreditar na vitória", lê-se numa publicação do site Euromaiden Press.
Sublinhe-se que, na Ucrânia, a primavera começa a 1 de março e termina a 31 de maio.
Leia Também: AO MINUTO: Blinken e Lavrov na Índia; Rússia quer fortalecer censura