Um homem que acolheu um animal vadio que encontrou em terras agrícolas nas encostas da província de Yunnan, no sudoeste da China, foi apanhado de surpresa quando se apercebeu que, afinal, o que achava ser um gato, era um espécie em vias de extinção.
De acordo com o The Sun, o homem avistou o animal a passear sozinho num terreno e decidiu levá-lo para casa.
No entanto, o 'bom samaritano' acabou por aperceber-se de que não era um gato doméstico que tinha convidado para a sua casa.
Apesar do entusiasmo de ter acolhido o felino, o homem dirigiu-se à polícia três dias depois e reportou que tinha apanhado involuntariamente um animal selvagem.
A criatura doce era de facto um Prionailurus bengalensis - mais comummente conhecido como gato-leopardo. Esta espécie em vias de extinção cresce até ao tamanho de um gato doméstico e encontram-se comummente em toda a China.
Apesar de algumas diferenças na aparência, são muitas vezes confundidos com pequenos gatos perdidos. Os gatos-leopardo são, na realidade, caçadores noturnos, mamíferos perseguidores lagartos, aves e ratos na escuridão.
As autoridades estão agora a tentar reunir o gato leopardo com a sua mãe após o bem intencionado salvamento ter corrido mal. "Embora o agricultor tivesse boas intenções, o melhor caminho a seguir teria sido deixar o gatinho em paz", apontaram.
Leia Também: Britânicos consideraram abate de gatos no início da pandemia da Covid-19