"0% de probabilidade". Os gémeos mais prematuros (já) estão no Guinness
Além de serem os gémeos mais prematuros de sempre a nascer, os irmãos são, igualmente, os mais leves. No momento do nascimento, o seu peso combinado era de 750 gramas.
© Reprodução / Guinness World Records
Mundo Canadá
Adiah e Adrial Nadarajah são os gémeos mais prematuros do mundo, tendo nascido às 22 semanas de gestação, no Canadá. O 'feito' já foi reconhecido pelo Guinness, mas nem tudo foi fácil na vida destas duas crianças: chegou a ser-lhes dada "0% de probabilidade de sobreviver".
Tendo nascido 18 semanas antes do tempo previsto (126 dias), Adiah e Adrial 'bateram' o anterior recorde no que a gémeos prematuros diz respeito -este remontava a 2018 e tinha ocorrido no estado norte-americano do Iowa, conta a BBC.
Citada pelo canal, a mãe, Shakina Rajendram, revela que começou a sentir sinais de parto às 21 semanas e cinco dias de gestação, com os médicos a terem-na informado que os bebés "não eram viáveis" e que havia "0% de probabilidade de sobreviver".
Mas Adiah e Adrial venceram as probabilidades e já completaram um ano de idade. Sofreram de muitas complicações de saúde no início da vida, com a progenitora a confessar que ela e o marido os viram "quase a morrer em frente dos nossos olhos algumas vezes" mas, atualmente, apesar de continuarem a ser acompanhados de perto pelos médicos, estão "perfeitamente bem".
Além de serem os gémeos mais prematuros de sempre a nascer, os irmãos são, igualmente, os mais leves: a menina, Adiah, nasceu com 330 gramas, enquanto o menino, Adrial, 'veio ao mundo' com 420 gramas. No total, ambos pesavam 750 gramas.
Happy birthday to twins Adiah and Adrial, new record holders for being the most premature twins pic.twitter.com/X2h5G5EQrZ
— Guinness World Records (@GWR) March 4, 2023
Leia Também: Nasceram os primeiros quadrigémeos da história do Hospital Beatriz Ângelo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com