Uma semana depois do desaparecimento de quatro norte-americanos ter levado a uma série de detenções no México, outras três mulheres desapareceram depois de atravessarem a fronteira, num incidente no mês passado.
Na sexta-feira, as autoridades norte-americanas contaram que as mulheres, duas amigas naturais de Peñitas, no estado do Texas, e uma outra amiga, tinham viajado para o México para vender roupa num mercado.
O chefe da polícia de Peñitas afirmou, citado pela Associated Press, que as famílias têm sido contactadas e que as autoridades mexicanas continuam a investigar o desaparecimento e a procurar as vítimas, cujo paradeiro é desconhecido há duas semanas.
As mulheres foram identificadas como Maritza Trinidad Perez Rios, de 47 anos; Marina Perez Rios, de 48; e Dora Alicia Cervantes Saenz, de 53. O grupo terá atravessado a fronteira no dia 24 de fevereiro e tinha como objetivo chegar ao mercado na cidade de Montemorelos, a três horas de viagem da fronteira.
A zona onde fizeram a travessia fica muito próxima de Rio Grande, a região onde milhares de migrantes tentam passar para os Estados Unidos todos os dias e um local que se tornou no epicentro da crise migratória e das respostas violentas por parte das forças norte-americanas.
O desaparecimento das três mulheres surge uma semana depois de quatro americanos terem sido atacados e raptados numa estrada em Matamoros, próximo da fronteira com os EUA. O tiroteio matou duas das pessoas no grupo e, entretanto, os outros dois já regressaram ao país.
Leia Também: Texas executa condenado por homicídio de quatro pessoas em 1992