Incêndio no FSB? "A Ucrânia não interfere, mas observa com prazer"

Um incêndio deflagrou num edifício do FSB, na região russa de Rostov. Pelo menos uma pessoa morreu.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/03/2023 13:14 ‧ 16/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Mykhailo Podolyak

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak reagiu, esta quinta-feira, a um incêndio que deflagrou num edifício da guarda fronteiriça do Serviço de Segurança Federal (FSB), na cidade de Rostov-on-Don, na capital da região russa de Rostov, junto à fronteira com a Ucrânia.

“Qualquer edifício FSB que arda ou exploda na Federação Russa, particularmente na região de Rostov, indica claramente que se trata de uma manifestação de pânico, enfraquecimento do controlo do poder e transição da Federação Russa para um grande conflito interno”, começou por considerar o conselheiro de Volodymyr Zelensky na rede social Twitter.

E atirou: “A Ucrânia não interfere, mas observa com prazer”.

Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na sequência do incêndio, segundo a agência de notícias russa TASS. A publicação avança ainda que o fogo teve origem no primeiro andar da sede regional da guarda fronteiriça e espalhou-se por uma área de mais de 800 metros quadrados. 

O governador da região, Vasily Golubev, disse na rede social Telegram que o fogo terá sido causado por um curto-circuito nos cabos elétricos no interior do edifício. As chamas espalharam-se e levaram à explosão de "tanques de combustível" no edifício, acrescentou Golubev.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Tropas ucranianas abatem drone civil vendido online e adaptado por russos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas