Investigadores do Museu de Queensland descobriram, na semana passada, uma nova espécie de aranha-alçapão, num local de mato, na cidade de Bundaberg, Austrália.
"As fêmeas têm quase cinco centímetros de comprimento", explicou o aracnologista Michael Rix, um dos responsáveis pela descoberta da espécie cujo nome científico é 'Euoplos dignitas'. "É muito grande para um aranha-alçapão", completou.
Às publicações internacionais, Rix explica que apesar de ser uma nova descoberta, nem tudo são boas notícias: a espécie pode estar em perigo por causa do desbravamento de terrenos.
"Têm tocas realmente bem camufladas nestas terras e a maioria das pessoas nem se aperceberia de que estão ali", descreveu.
Segundo o especialista, esta espécie passa os primeiros cinco a sete anos das suas vidas nas tocas, que são camufladas com alçapões feitos com uma mistura de fios de seda e fragmentos do solo circundante. Depois deste período, os machos saem da toca e começam a procurar as fêmeas.
️ NEW SPECIES ️ Our scientists have described a rare giant species of trapdoor spider only found in Central QLD. Euoplos dignitas is likely endangered, having lost much of its habitat due to land clearing. Learn more https://t.co/P73BcPIAK5
— Queensland Museum (@qldmuseum) March 17, 2023
Supported by @BHP #ProjectDIGQM pic.twitter.com/30k0VDUcbi
"Os machos desta espécie tem uma cor a que chamamos vermelho-mel - e são espantosos", referiu Rix, acrescentando que as fêmeas, por sua vez, são mais escuras, já que passam as suas vidas debaixo do solo.
"Têm também veneno nas presas, mas nenhuma das aranhas-alçapão australianas é conhecida por ser venenosa ao ponto de gerar perigo", tranquilizou o especialista, alertando, porém, que se estes animais morderem "pode doer".
Leia Também: 'Cão-guaxinim' poderá estar na origem da Covid-19, segundo novos dados