O início desta semana ficou marcado pela mensagem deixada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a dar conta de que deveria ser detido nos próximos dias. "Aquele que é, de longe, o principal candidato republicano e antigo presidente dos Estados Unidos será detido na terça-feira. Manifestem-se, recuperem a nossa pátria", escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.
A declaração deixou não só o país que já presidiu, em estado de alerta, como grande parte do mundo, dado que Trump se tornaria a o primeiro ex-presidente norte-americano a enfrentar um processo criminal. Em causa está o alegado envolvimento de Trump no pagamento de 13 mil dólares (cerca de 12 mil euros) feito em 2016 à atriz pornográfica Stormy Daniels, por forma a impedi-la de divulgar publicamente os registos de um encontro sexual que esta disse ter tido com ele.
Apesar de as autoridades nova-iorquinas terem ficado também em alerta, montando alguns perímetros de segurança junto ao Tribunal de Manhattan, a terça-feira não se revelou tempestuosa, dado que não houve detenção - pelo menos, para já.
Mas houve quem desse asas à imaginação e pensasse num 'e se'. É o caso do diretor do Bellingcat, site que se dedica ao jornalismo de investigação. Eliot Higgins gerou, a partir de um programa de inteligência artificial chamado Midjourney, imagens de uma eventual detenção de Donald Trump. As imagens foram partilhadas pelo jornalista no Twitter, e as publicações tornaram-se virais - algumas ainda antes de segunda-feira.
Making pictures of Trump getting arrested while waiting for Trump's arrest. pic.twitter.com/4D2QQfUpLZ
— Eliot Higgins (@EliotHiggins) March 20, 2023
Para além de fotografias de um possível momento de detenção, foram também fabricadas imagens de Donald Trump na prisão, assim como as reações dos seus familiares. Já esta quarta-feira, o jornalista que partilhou as imagens no Twitter escreveu que após as imagens se tornarem virais, já não conseguiu aceder ao programa onde foram criadas. "Aparentemente, fazer uma publicação viral sobre o Donald Trump com recurso às imagens do Midjourney é o suficiente para ser banido do programa", lê-se na publicação.
Apparently doing a viral thread about Donald Trump using Midjourney images is enough to get you banned from Midjourney, oops.
— Eliot Higgins (@EliotHiggins) March 22, 2023
Veja as imagens (do futuro?) na galeria acima.
Leia Também: Possível acusação de Trump atrai imprensa a Nova Iorque, mas pouco apoio