Ataque russo em Bakhmut praticamente "paralisado"
Além do "desgaste" das tropas de Moscovo, situação ter-se-á agravado por "tensões entre o ministério da Defesa russo e o Grupo Wagner".
© Reuters
Mundo Guerra na Ucrânia
O ataque da Rússia à cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, está "em grande parte paralisado", segundo avançou, este sábado, o Ministério da Defesa do Reino Unido.
"Isto, provavelmente, é resultado, principalmente, do desgaste extremo da força russa", refere a mais recente análise dos serviços secretos do Ministério da Defesa britânico, que ressalva que "a Ucrânia também sofreu pesadas baixas durante sua a defesa".
A tutela nota ainda que a situação da Rússia ter-se-á agravado por "tensões entre o ministério da Defesa russo e o Grupo Wagner, que contribuem com tropas no setor".
O Ministério da Defesa do Reino Unido acredita que Moscovo terá mudado o seu foco operacional para Avdiivka, ao sul de Bakhmut, e para Kremina-Svatove, no norte, áreas onde, "provavelmente, apenas aspira estabilizar a sua linha de frente" - o que "sugere" um retorno a um "design operacional mais defensivo após resultados inconclusivos das suas tentativas de conduzir uma ofensiva geral desde janeiro de 2023".
Latest Defence Intelligence update on the situation in Ukraine - 25 March 2023.
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) March 25, 2023
Find out more about Defence Intelligence's use of language: https://t.co/hPItxkp6cV
🇺🇦 #StandWithUkraine 🇺🇦 pic.twitter.com/bCnS87k1lJ
Recorde-se que Bakhmut tem sido o ponto mais quente na frente de batalha ucraniana há longos meses.
A Rússia iniciou a guerra contra a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, desconhecendo-se os números reais de baixas civis e militares.
Leia Também: AO MINUTO: Ataque russo em Bakhmut quase paralisado; "Pesadas baixas"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com