Dois corpos, que as autoridades acreditam ser de migrantes, foram encontrados, na sexta-feira, junto de outras pessoas, dentro de um contentor num comboio no condado de Uvalde, Texas, nos Estados Unidos. Alegadamente, seriam cidadãos de nacionalidade mexicana.
Os serviços de emergência médica foram alertados para o facto que várias pessoas se encontravam no interior do contentor de transporte e apresentavam graves sinais de desidratação.
O chefe da polícia de Uvalde, Daniel Rodriguez, afirmou, citado pelo jornal The New York Times, que "da forma como nos informaram, eles estavam a sufocar, estavam mesmo com problemas para respirar".
Desconhece-se, no entanto, se o alerta veio de dentro do comboio ou de um familiar - que contactou as autoridades.
De acordo com a mesma publicação, uma patrulha de fronteira dos EUA interceptou o comboio, que passava numa área conhecida por frequentes cruzamentos de imigração.
O autarca de Uvalde, Don McLaughlin, avançou que, à chegada das autoridades, o contentor estava trancado e "fechado com arame".
Após abrir, depararam-se com duas pessoas já sem vida e várias em grave estado de desidratação, cinco das quais em estado crítico de saúde, que foram encaminhadas para hospitais de San Antonio.
Está agora em curso uma investigação liderada pelo Departamento de Segurança Pública do Texas.
Leia Também: Mais de 200 refugiados e migrantes chegam a Itália vindos da Tunísia