A rivalidade entre o lendário Rey Mysterio e o filho, Dominik Mysterio, culminou com um combate entre pai e filho na primeira noite da Wrestlemania, o maior evento da WWE e do mundo do wrestling, que decorreu no passado fim-de-semana.
Mas a promoção do combate passou por um percalço polémico durante o programa de promoção do evento, transmitido no Youtube.
No vídeo sobre o combate, a WWE escolheu colocar imagens de Auschwitz num segmento em pós-produção.
wwe saw the accidental auschwitz and edited it FAST pic.twitter.com/eHnvoj1TqW
— forever botchamania (@Maffewgregg) April 2, 2023
As imagens surgiram enquanto Dominik falava dos tempos passados numa prisão, que o marcaram imenso (apesar de só ter passado um episódio na cadeia).
Comentadores de wrestling notaram, através do Twitter, que no programa principal, antes de Dominik e Rey competirem frente a frente, o vídeo já surgia editado sem as imagens do campo de concentração, o mais conhecido dos que foram construídos pelos nazis na Polónia, durante a Segunda Guerra Mundial.
Someone in the WWE tried to find prison footage for Dominik Mysterio's "hard time" video and ended up using footage of what I'm pretty sure is the Auschwitz-Birkenau State Museum. It ran during the WrestleMania kickoff. pic.twitter.com/0J6lqnqWVe
— Aaron Wrotkowski (@AaronWrotkowski) April 2, 2023
A WWE não fez qualquer comunicado sobre o erro de edição.
Relativamente ao combate em si, o mítico Rey Mysterio venceu, após uma luta marcada pelas referências ao antigo wrestler Eddie Guerrero, cujo nome muitos fãs portugueses reconhecerão dada a popularidade da WWE na altura da sua morte, em 2005.
Leia Também: "Há algo transgressivo e até transgénero no wrestling profissional"