Os acordos foram assinados no domingo, em Caracas, pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e os ministros de Petróleo do Irão e da Venezuela, Javad Owji e Pedro Rafael Tellechea, respetivamente, segundo avançou hoje a imprensa venezuelana.
O diário venezuelano El Universal referiu que os acordos firmados entre Caracas e Teerão têm como propósito "maximizar a capacidade" de produção nas distintas áreas.
Durante a assinatura dos acordos, o embaixador do Irão na Venezuela, Hojjatollah Soltani, anunciou que o Presidente iraniano, Ebrahim Raissi, está a preparar um périplo pela América Latina, que incluirá uma visita a Caracas, cuja data será anunciada oportunamente.
"As nossas relações são muitos boas e avançam em todos os campos, no político, económico, cultural, científico e técnico. Atualmente, as nossas relações políticas com a Venezuela se encontram ao nível mais alto e temos muitos pontos políticos em comum, com o Governo e o povo deste país", disse o representante diplomático iraniano.
Em maio de 2022, a Venezuela e o Irão assinaram vários acordos e memorandos de entendimento para o desenvolvimento de jazidas petrolíferas e de gás em território venezuelano.
Os acordos também abrangeram a formação de mão-de-obra para estas áreas. Os protocolos incluíam a transferência de serviços técnicos de engenharia e a exploração de mercados para a exportação de produtos petrolíferos venezuelanos e gás condensado.
Em junho de 2022, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, visitou Teerão.
Leia Também: Venezuela apoia encontro promovido por Colômbia mas exige fim das sanções