Equipa de Navalny anuncia novo processo judicial contra opositor russo
A equipa do encarcerado líder da oposição russa, Alexei Navalny, anunciou hoje o início na próxima semana de um novo processo judicial contra o seu Fundo de Luta contra a Corrupção, ilegalizado pela Justiça por extremismo.
© Getty Images
Mundo Rússia
A primeira audiência, à qual Navalny será convidado a assistir por videoconferência, realiza-se a 26 de abril no tribunal Basmanni, em Moscovo, indicou Ivan Zhdanov, diretor do agora ilegal Fundo de Luta contra a Corrupção (FBK).
"Isso significa o início da tramitação para um novo caso criminal contra ele", explicou Zhdanov na sua conta da rede social Twitter.
Outro dos funcionários do opositor no exílio, Leonid Volkov, precisou que o ministério público pedirá 35 anos de prisão para Navalny, que já está a cumprir uma pena de oito anos por diversos crimes económicos.
Em outubro do ano passado, Navalny já tinha avançado que a Comissão de Instrução Criminal o acusava de propaganda a terrorismo e extremismo e de financiar atividades extremistas.
A sua equipa já expressou há alguns dias o receio de que o político esteja a ser envenenado, tendo já perdido oito quilos.
"Não excluímos que agora mesmo estejam a envenenar lentamente Navalny. Matam-no pouco a pouco para não chamar tanto a atenção", disse Kira Yarsmish, uma das mais próximas colaboradoras e porta-voz do opositor, num vídeo divulgado no Twitter.
Na mesma linha, o advogado do opositor, Vadim Kobzev, sustentou que, depois de o seu cliente ter sido envenenado há três anos com Novichok (grupo de substâncias neurotóxicas desenvolvidas na União Soviética nas décadas de 1970 e 1980), é necessário levar muito a sério qualquer deterioração da sua saúde.
"Exigiremos que lhe façam exames toxicológicos e radiológicos", declarou, na plataforma digital Telegram.
Anteriormente, Kovzev já tinha acusado as autoridades prisionais russas de terem "uma clara estratégia para destruir a saúde de Navalny por todas as formas e meios ao seu alcance".
Em meados de janeiro, Navalny foi examinado por um médico, depois de centenas de médicos terem denunciado o seu frágil estado de saúde numa carta aberta ao Presidente, Vladimir Putin.
Na passada segunda-feira, o político e jornalista Vladimir Kara-Murza foi condenado a 25 anos de prisão, ao passo que na próxima semana será iniciado um processo contra o único opositor crítico do Kremlin que liderou a câmara municipal de uma cidade de mais de um milhão de habitantes, Yevgueni Roizman.
Leia Também: Mulher de secretário da Defesa russo vive "extremo glamour" na Europa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com