Ima Keithel é o maior mercado a nível mundial onde as comerciantes são todas mulheres. O espaço fica localizado em Imphal, a capital do estado indiano de Manipur.
Apesar de os homens estarem autorizados a entrar, só o poderão fazer se foram às compras, para trabalharem como porteiros ou seguranças, ou ainda para levarem chá às trabalhadoras.
"Somos como família, somos irmãs", contou Meilani Chingangbam, que vende incenso e produtos para rituais religiosos naquela espaço desde 2002. "É um sítio maravilho para trabalhar. Toda as pessoas são amáveis e de confiança", rematou a empresária à CNN.
O nome do mercado significa "mercado materno", e está dividido em três edifícios. Para além das mais de cinco mil bancadas dos prédios com vários andares, há também vendedoras à volta dos edifícios, que têm vários andares.
De acordo com o que uma guia contou à publicação norte-americana, o mercado tem uma grande variedade de produtos, desde comida a objetos. "Aqui podemos encontrar tudo aquilo que imaginamos", afirmou Lina Moirangthem, acrescentando que as coisas baratas e e sublinha que a localização deste fica no centro da cidade. "A economia do estado praticamente gira devido a estas mulheres", concluiu.
Ainda assim, conta a CNN, apenas as mulheres que são casadas podem comercializar neste mercado, que teve início no séc. XVI, e para ganhar um espaço lá são nomeadas - acontecendo muitas das vezes as bancas permanecerem na mesma família.
Veja as imagens deste mercado na galeria acima.
Leia Também: 90% das mulheres jovens de países pobres sem acesso à Internet