Nikki Haley, candidata republicana à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), comentou, na quinta-feira, o anúncio da recandidatura do presidente Joe Biden e defendeu que é "improvável" que o democrata, atualmente com 80 anos, "chegue aos 86 anos", ou seja, que consiga terminar o segundo mandato, caso vença as eleições de 2024.
"Ele anunciou que se vai recandidatar em 2024. Penso que todos podemos ser muito claros e dizer que, se votarem em Joe Biden, estão realmente a contar com uma presidente Harris", afirmou, em entrevista à Fox News, referindo-se à vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
E sustentou: "A ideia de que ele [Biden] chegará aos 86 anos não é algo que eu ache provável".
Joe Biden, o presidente mais velho da história dos EUA, anunciou, na terça-feira, que se vai recandidatar nas eleições de 2024. Se vencer, terá 86 anos quando terminar o segundo mandato, em 2029.
De acordo com a NBC News, citada pela Sky News, o porta-voz adjunto da Casa Branca, Andrew Bates, desvalorizou os comentários de Haley. "Como sabem, não respondemos diretamente a campanhas. Mas, sinceramente, esqueci-me que ela estava a concorrer [à presidência]", ironizou.
Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora junto das Nações Unidas, anunciou a sua candidatura em fevereiro.
Além da política de 51 anos, há já outros cinco candidatos do lado Republicano: o ex-presidente Donald Trump, o empresário Vivek Ramaswamy, o ex-governador do Arkansas Asa Hutchinson, o radialista conservador Larry Elder e o empresário Perry Johnson.
Leia Também: Recandidatura? Biden na fase de angariação de fundos. Eis o que se segue