Homem perdeu esposa e filho em tiroteio no Texas: "A tentar ser forte"
O homem ficou com dois filhos, um com um mês e outra com dois anos.
© iStock
Mundo EUA
Wilson Garcia perdeu a mulher e o filho, de nove anos, depois de um vizinho os ter alvejado - e a mais três pessoas - em Houston, no estado norte-americano do Texas.
À Associated Press (AP), o homem contou que foi, juntamente com dois vizinhos, até à propriedade do suspeito, onde lhe pediu se este podia fazer menos barulho, dado que tinha um filho - com um mês - que não conseguia adormecer devido ao barulho das armas que este disparava.
"Disse-nos que estava na sua casa, e que podia fazer aquilo que quisesse", explicou Garcia, depois de uma vigília, no início desta semana.
Depois de o pedido, que foi feito de forma "respeitadora", de acordo com o que disse Garcia, pai e marido de duas das vítimas mortais deste tiroteio, ter sido rejeitado, as autoridades foram chamadas ao local.
Segundo contou, o barulho dos tiros acabou por ficar cada vez mais alto, até que se aperceberam de que o homem estava em frente à varanda onde as vítimas mortais morava. De acordo com o que contou à AP, foram feitas cinco chamadas para a polícia, que garantiu sempre que a ajudava estava a chegar.
Entre dez a 20 minutos depois de Garcia ter voltado da casa do suspeito, agora identificado como Wilson Oropeza, de 38 anos, Garcia conta que disse para a esposa: "'Entra. Este homem tem uma arma carregada'. A minha mulher disse-me para que eu entrasse defendendo: 'Ele não vai disparar sobre mim. Sou uma mulher'", recordou.
A mulher de Garcia, Argentina Guzman, foi a primeira a morrer. Depois desta, morreu o filho de ambos, Daniel Enrique Laso. Na casa estavam cerca de 15 pessoas, incluindo amigas da sua mulher, que disseram a Garcia para saltar por uma janela já que as crianças "já não tinham mãe, e que um dos progenitores devia sobreviver para tomar conta deles".
"Estou a tentar ser forte pelas minhas crianças", referiu Garcia, explicando que para além do bebé, tem ainda uma filha de dois anos, que tem consciência do que aconteceu. "É muito difícil quando ela começa a perguntar pela mãe e pelo irmão [mais velho]", assumiu.
Wilson Oropeza foi, entretanto, já apanhado pelas autoridades, e encontra-se detido. O suspeito, de nacionalidade mexicana, foi detido sem incidentes.
Leia Também: Polícia detém homem suspeito de matar a tiro cinco vizinhos nos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com