Bakhmut. Recuo russo mostra "escassez de unidades de combate confiáveis"

Ucrânia conseguir recuperar pelo menos um quilómetro de território em Bakhmut.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
13/05/2023 08:50 ‧ 13/05/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

As forças ucranianas recuperaram pelo menos um quilómetro de território em Bakhmut face a uma retirada russa que reflete a sua "grave escassez de unidades de combate confiáveis", de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, que revelou o seu mais recente relatório dos serviços de inteligência.

"Nos últimos quatro dias, elementos da 72.ª Brigada Separada de Fuzileiros Motorizados da Rússia (72 SMRB) provavelmente retiraram-se em má ordem das suas posições no flanco sul da operação Bakhmut. Forças ucranianas recuperaram pelo menos um quilómetro de território", refere o documento, segundo uma publicação da tutela britânica no Twitter.

A área "tem algum significado tático" porque era uma ponte russa "no lado oeste do Canal Donets-Donbas, que marca a linha da frente em partes do setor".

O Ministério da Defesa do Reino Unido explica que a "72 SMRB é um elemento do 3º Corpo de Exército da Rússia". Trata-se de "uma formação criada no outono de 2023 e perseguida por alegações de baixa moral e eficácia de combate limitada".

"A sua implantação num setor tão exigente e operacionalmente importante destaca a grave escassez de unidades de combate confiáveis ​​da Rússia", reitera o relatório.

Recorde-se que, ontem, o Exército da Ucrânia reclamou avanços em Backmut, referindo que as forças russas estão exaustas e foram massacradas na cidade. Uma informação confirmada pelo líder do Grupo Wagner, que admitiu que as tropas ucranianas se aproximaram até 500 metros a noroeste de Backmut, onde violentos combates decorrem há meses.

Leia Também: AO MINUTO: Bakhmut? Ucrânia recupera; Embaixador "mal interpretado"

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas