Filial especializada da OMS encerra em Moscovo devido à guerra na Ucrânia
O gabinete europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje o encerramento de uma filial especializada desta agência da ONU em Moscovo e a sua transferência para a Dinamarca.
© Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
Esta decisão surge no sequência de apelos dos países membros feitos em abril de 2022, para o encerramento desta estrutura na capital russa, logo após o início da invasão da Ucrânia, noticiou a agência France-Presse (AFP).
A reunião virtual desta segunda-feira, na qual a medida foi aprovada, foi convocada depois de um grupo de 30 estados ter pedido no mês passado, através de uma carta, uma sessão extraordinária.
Estes países destacaram os "impactos de saúde imediatos e de longo prazo na Ucrânia", para além da ofensiva militar russa, que "continua a ser uma questão de extrema importância".
A região europeia da OMS compreende 53 países, vários dos quais estão localizados na Ásia Central.
A maioria dos Estados-membros aprovou a decisão de encerrar este "Gabinete de Prevenção e Controlo de Doenças Não Transmissíveis" em Moscovo e transferir as suas capacidades para o gabinete regional na Dinamarca até 1 de janeiro de 2024.
No entanto, o gabinete da OMS para a Rússia não está em risco.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: OMS declara fim da emergência de saúde pública internacional para a Mpox
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com