O incidente ocorreu por volta das 11:00 de segunda-feira (18:00 em Lisboa) em Farmington, uma cidade com cerca de 50 mil habitantes, no estado do Novo México, que serve de dormitório para a indústria de petróleo e gás natural da região.
O chefe adjunto da polícia de Farmington, Baric Crum, disse numa conferência de imprensa (que pode ver abaixo) que os agentes foram chamados e encontraram "uma cena caótica", onde um homem estava a disparar sobre pessoas numa rua residencial.
A polícia confrontou o suspeito antes de o abater com um tiro, acrescentou Crum.
O chefe da polícia de Farmington, Steve Hebbe, disse que o atirador tinha pelo menos três armas e que parece ter escolhido os alvos de forma "puramente aleatória", tendo disparado contra pessoas, casas e automóveis ao longo de uma extensão de 400 metros.
#NewMexico shooting: Three people killed by gunman who shot and wounded two officers, police say.
— Economic Times (@EconomicTimes) May 16, 2023
Catch the day's latest news https://t.co/A9Os9y9CSq pic.twitter.com/2PfhpGVbtt
O Centro Médico Regional de San Juan recebeu sete feridos, incluindo um agente da polícia de Farmington e um agente da polícia estadual.
O autarca de Farmington, Nate Duckett, disse num comunicado que os dois agentes foram baleados, mas que não correm risco de vida.
"Hoje, a nossa comunidade viveu uma terrível tragédia que ceifou a vida de três cidadãos inocentes e feriu vários outros", disse Duckett, acrescentando que o incidente deixou a população "em angústia e descrença".
Depois dos disparos, as escolas da cidade foram colocadas em "bloqueio preventivo". No entanto, a polícia garantiu que "não há outras ameaças conhecidas neste momento".
A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, disse num comunicado que o incidente "serve para recordar novamente como a violência armada destrói todos os dias vidas" nos Estados Unidos.
Desde o início do ano, o portal Gun Violence Archive já registou mais de 220 tiroteios em massa com pelo menos quatro mortos ou feridos.
Leia Também: Três mortos e vários feridos em tiroteio no Novo México, nos EUA