A Adidas lançou, esta semana, a sua colecção de fatos de banho 'Pride 2023'.
Entre as propostas consta uma nova linha de fatos de banho, que na sua página é ostentada por um modelo masculino.
A escolha parece não ter agradado a todos, sobretudo porque o produto está inserido na categoria de roupa de Mulher, mas apresenta características que não são próprias para um corpo feminino.
A nova linha, da autoria do designer sul-africano Rich Mnisi, e denominada 'Let Love Be Your Legacy', foi lançada no âmbito do mês do Orgulho Gay, e define-se como "uma celebração da autoexpressão, da imaginação e da crença inabalável de que o amor une", lê-se no site da Adidas.
Nas redes sociais, a partilha do fato de banho gerou alguma indignação, havendo quem ache que as marcas estão a ir longe de mais e a proceder a uma erradicação da mulher.
"Não percebo porque é que as empresas estão voluntariamente a fazer isto a si próprias. Podiam pelo menos ter dito que o fato é 'unissexo', mas não o fizeram porque se trata de uma tentativa de apagar as mulheres. Já se perguntaram porque é que dificilmente vemos isto acontecer no sentido contrário?", partilhou a antiga estrela da natação ativista dos direitos das mulheres, Riley Gaines.
I dont understand why companies are voluntarily doing this to themselves. They could have at least said the suit is "unisex", but they didn't because its about erasing women. Ever wondered why we hardly see this go the other way?
— Riley Gaines (@Riley_Gaines_) May 17, 2023
Women's swimsuits arent accessorized with a bulge https://t.co/ysHK8e5H9l
Uma outra internauta admite que a Adidas possa querer agradar a uma lista de clientes mais vasta, mas defende que a fazê-lo, deveria incluir o produto em causa "numa categoria LGBT" em vez de o comercializar como um fato de banho feminino. "Tenho seios, ancas e não preciso de uma bolsa extra de tecido à volta dos as minhas virilhas", refere a mulher, salientando o facto de o fato de banho apresentar uma saliência na zona genital do modelo.
O fato de banho não é a única peça de vestuário da nova linha 'Pride' da Adidas que contém a etiqueta 'Mulher', mas que é apresentada por modelos masculinos. Vestidos, t-shirts, calções e camisolas de futebol com a inscrição 'Love Wins' também contam na coleção.
Leia Também: Fornecedor de calçado vietnamita da Nike e Adidas despede 6.000 em junho