Segundo a Casa Branca, Biden, que se deslocou ao Japão para participar na cimeira dos sete países mais industrializados do mundo (G7), falou por telefone com o primeiro-ministro papua, James Marape, a quem pediu desculpa por ter cancelado a visita.
A Marapa, o Presidente norte-americano explicou que terá de falar com urgência e pessoalmente com os principais líderes do Congresso norte-americano, uma vez que, se as negociações sobre o teto da dívida falharem, há o risco de os Estados Unidos entrarem em situação de incumprimento.
No entanto, prosseguiu a Casa Branca, Biden "quis deixar claro" o "compromisso" dos Estados Unidos para com as ilhas do Pacífico.
Por esta razão, confirmou que será Blinken a representar os Estados Unidos num fórum regional em Port Moresby.
Biden, concluiu a Casa Branca, também convidou Marape e outros líderes políticos da região para uma segunda cimeira, em Washington, com o objetivo de discutir "prioridades comuns" como a crise climática, a cooperação económica e a segurança marítima, numa altura em que a administração norte-americana procura formas de contrariar a influência da China.
Leia Também: China "permite" envio de precursores químicos do fentanil para o México