O primeiro ato do programa oficial da visita de Estado de João Lourenço, foi a deslocação ao Palácio de Quirinale, sede da Presidência da República, onde se encontrou com o seu homólogo, Sergio Mattarella.
Segundo a página da Presidência angolana no Facebook, o chefe de Estado italiano elogiou o desempenho de Angola em prol da paz em África, afirmando que João Lourenço é "um ator importante" para a estabilidade no continente africano.
Mattarella apontou ainda o intercâmbio existente entre os dois países no setor energético - a petrolífera italiana Eni está envolvida em projetos de exploração de petróleo e gás, bem como numa central solar -, manifestando vontade de alargar a parceria a outros domínios, como o ensino superior.
João Lourenço, que recebeu o seu homólogo italiano em Angola em 2019, realçou a vontade de "selar os laços de amizade e de cooperação com a Itália", afirmando o desejo de receber empresários italianos que pretendam investir no mercado angolano.
O Presidente angolano prestou também homenagem, em Roma, ao Soldado Desconhecido, depositando uma coroa de flores no monumento conhecido como "Altar da Pátria".
Leia Também: TAAG e GOL com acordo para transporte de carga no Brasil e América Latina