Ataque a Belgorod? EUA a analisar uso dos seus equipamentos na Rússia
O Kremlin alegou que as forças armadas ucranianas usaram veículos militares fabricados nos Estados Unidos no ataque transfronteiriço na noite de domingo e manhã de segunda-feira.
© Win McNamee/Pool via REUTERS/File Photo
Mundo Mark Milley
O chefe do Estado-Maior americano, o general Mark Milley, afirmou que os Estados Unidos estão a analisar imagens que mostram os veículos supostamente usados por soldados ucranianos num ataque na região de fronteiriça russa de Belgorod.
Recorde-se que o Kremlin, na quarta-feira, alegou que as forças armadas ucranianas usaram veículos militares fabricados nos Estados Unidos no ataque transfronteiriço na noite de domingo e manhã de segunda-feira.
No entanto, Mark Milley, citado pela Reuters, afirmou ainda que a posição dos EUA contra o uso de tais equipamentos americanos dentro da Rússia era clara para Kyiv.
De salientar que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o chefe do Estado-Maior americano, Mark Milley discutiram, esta quinta-feira, o apoio à Ucrânia.
No reunião virtual foi discutido ainda o treino para pilotos ucranianos em caças F-16 fabricados nos Estados Unidos, que os EUA planeiam que comece nas próximas semanas, reforçando a Ucrânia a longo prazo.
Segundo Austin, essa formação fortalecerá a Ucrânia a longo prazo, mas não necessariamente como parte de uma aguardada contraofensiva de primavera contra a Rússia.
A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Leia Também: Austin espera pilotos ucranianos em caças F-16 nas próximas semanas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com