Newsom tem sido alvo de especulação sobre uma potencial corrida à nomeação Democrata contra Joe Biden, apesar de ter garantido à administração que não iria desafiar o presidente.
"Bem-vindos ao estado livre da Califórnia", disse o governador, que falava na convenção do Partido Democrata da Califórnia, em Los Angeles. "Roam-se, Florida e Texas".
A expressão foi em referência a um dos 'slogans' do governador Ron DeSantis, candidato à nomeação Republicana, que caracteriza a Florida como "um estado livre" por oposição aos estados Democratas.
Newsom, tal como outros líderes Democratas, descreveu o que está a acontecer na Florida e noutros estados conservadores como o oposto de liberdade, mencionando legislação que está a restringir o acesso ao aborto, cuidados de afirmação de género e proibição de livros nas escolas.
"Temos de nos manter firmes e lutar pelas liberdades que estão sob ataque no país", afirmou o governador.
"Nos estados Republicanos, grandes e pequenos, a revolução dos direitos é agora uma regressão de direitos, em estados como Florida, Texas e Indiana", disse Gavin Newsom.
"Temos de nos erguer como Democratas e lutar pelas nossas liberdades e pela nossa democracia", exortou.
Um dos oradores da convenção foi o congressista Maxwell Alejandro Frost, que representa o 10.º distrito da Florida e é o primeiro membro da "Geração Z" a ser eleito para o Congresso.
"Vivemos em tempos muito sombrios", afirmou o congressista. "Venho de um estado cujo governador está a abusar do seu poder para fazer alvo de comunidades marginalizadas porque está mais interessado em ser presidente do que em liderar o estado".
"Em vez de se focar na habitação, saúde e a segurança das pessoas, ele está a atacar comunidades vulneráveis para conseguir o apoio de uma base racista e intolerante", continuou.
Maxwell Alejandro Frost criticou a proibição de livros, a falta de regulação de armas de fogo e o bloqueio do ensino da história afro-americana nas escolas.
"Quando nos organizamos, ganhamos. Vamos a isso", urgiu o congressista.
A convenção do Partido Democrata da Califórnia decorre até domingo, 28 de maio, com a participação de 2.500 delegados e oficiais em Los Angeles.
Sob o mote "Não agonizem, organizem-se", o encontro serve de lançamento da estratégia dos Democratas para as eleições de 2024. O objetivo é a reconquista da Câmara dos Representantes e a manutenção do Senado e da Casa Branca.
Leia Também: Democratas da Califórnia divididos sobre Biden mas confiantes em 2024