A aldeia de Manlius, no estado norte-americano de Nova Iorque, está de luto pela morte de 'Faye', um cisne que foi roubado da lagoa da cidade durante o fim-de-semana, juntamente com os seus quatro filhotes. As crias foram resgatadas, mas as autoridades dizem que a mãe foi "comida", reporta a Associated Press.
"A mãe cisne foi consumida", disse o presidente da Câmara de Manlius, Paul Whorrall, esta quarta-feira. E acrescentou: "É triste dizê-lo, mas foi o que eles fizeram".
Três adolescentes foram detidos, na terça-feira, por acusações que incluem furto qualificado e crime de dano relacionado com o rapto dos cisnes, deu também conta o sargento Ken Hatter, da polícia de Manlius.
Durante mais de uma década, 'Faye' e o seu companheiro, 'Manny', nadaram juntos no lago da aldeia, onde criaram os seus filhotes. Porém, segundo a polícia, a mãe-cisne e as suas crias desapareceram no sábado, embora as autoridades apenas tenham sido notificadas na segunda-feira.
Após anunciado o desaparecimento, um cidadão preocupado viu dois dos cisnes bebés numa loja local e alertou as autoridades. Um dos suspeitos, entretanto detidos, trabalhava nesse estabelecimento e confessou ter participado no crime, juntamente com outros dois adolescentes.
Os dois outros cisnes foram encontrados na casa desse mesmo suspeito, em Syracuse. Os animais-bebés vão agora receber tratamento veterinário antes de serem devolvidos à lagoa, daqui a algumas semanas - quando tiverem idade suficiente para conseguirem sobreviver sozinhos.
Porém, o mesmo não acontecerá com 'Faye' - que foi dada a um parente de um dos suspeitos para servir de alimento. "Levaram-na para a casa de uma tia e ela preparou-a", explicou o sargento Ken Hatter.
Dois dos suspeitos, de 16 e 17 anos, foram entregues à guarda dos pais, por serem menores. O terceiro, já com 18 anos, está a aguardar julgamento.
Recorde-se que a caça aos cisnes é legal em alguns estados norte-americanos, mas não em Nova Iorque.
Leia Também: Detido homem que transportava (ilegalmente) cria de tigre no México