Ucrânia acusa Rússia de fazer explodir outra barragem em Donetsk

Shershen, porta-voz militar do exército da Ucrânia, assinalou que o objetivo russo era "abrandar a contraofensiva da Ucrânia", mas que foi uma tentativa falhada.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/06/2023 14:50 ‧ 12/06/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Numa altura em que os esforços de salvamento e de socorro às vítimas da destruição da central hidroelétrica de Kakhovka, na região de Kherson, entraram no sétimo dia, os militares russos foram acusados pela Ucrânia de fazer explodir uma barragem, mais pequena, ao longo do rio Mokri Yaly, que se tornou o local mais utilizado para os avanços da Ucrânia na zona ocidental de Donetsk.

Valeriy Shershen, porta-voz militar do exército da Ucrânia, terá dito à agência noticiosa Ukrainska Pravda, e citado pelo The Guardian esta segunda-feira, que uma barragem ao longo do rio Mokri Yaly, tinha atacada pelas forças de ocupação russas, provocando inundações em ambas as margens.

Shershen assinalou ainda que o objetivo russo era "abrandar a contraofensiva da Ucrânia", mas que foi uma tentativa falhada. A explosão parece ter acontecido na aldeia de Klyuchove, mas a sua destruição não pôde ser verificada de forma independente, realça o jornal britânico.

As forças ucranianas avançaram ao longo do fim de semana, em ambas as margens do rio, a partir da cidade de Velyka Novosilka, declarando a libertação de uma série de aldeias: Blahodatne, na margem leste; Neskuchne, Makarivka e Storozheve, na margem oeste.

As forças armadas publicaram fotografias das suas unidades a hastear bandeiras nas aldeias que alegadamente foram reconquistadas. 

Trata-se das primeiras libertações de territórios ocupados desde o início da ofensiva ucraniana, há uma semana, e acontecem depois de o presidente Volodymyr Zelensky ter admitido, pela primeira vez, no sábado, que a contraofensiva estava "em curso".

Leia Também: Rússia diz ter repelido ataque ucraniano no mar Negro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas