UE anuncia mais de 2 mil milhões de euros de apoio aos refugiados sírios

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, anunciou hoje um apoio de mais de dois mil milhões de euros do bloco comunitário aos refugiados sírios, 1,5 mil milhões mobilizados este ano e o restante em 2024.

Notícia

© Thierry Monasse/Getty Images

Lusa
15/06/2023 10:24 ‧ 15/06/2023 por Lusa

Mundo

União Europeia

"Tenho o prazer de confirmar a promessa que fiz no ano passado, em nome da União Europeia, de 1,5 mil milhões de euros em benefício dos sírios na Síria, dos refugiados e das suas comunidades de acolhimento na região, para este ano civil de 2023", declarou Josep Borrell, na capital belga.

Intervindo na sessão ministerial da sétima Conferência de Bruxelas sobre o futuro da Síria e da região, o Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança Comum prometeu que, "no ano civil de 2024, a União Europeia disponibilizará 560 milhões de euros".

De acordo com Josep Borrell, "o objetivo das conferências anuais de Bruxelas tem sido sempre o de mostrar um farol de esperança para o povo sírio".

"Estamos aqui hoje para ajudar a manter viva essa esperança, espero que continuemos a procurar um caminho a seguir", salientou.

A "sincera esperança" do chefe da diplomacia comunitária é também que, "ao longo do próximo ano, se possa combinar as diferentes abordagens, a fim de fazer progressos no sentido da paz na Síria", segundo adiantou.

"Já expus muito claramente a abordagem da União Europeia, esta mantém-se inabalável. No entanto, isso não significa que não estejamos dispostos a explorar, com os nossos parceiros, todas as formas possíveis de levar o regime sírio a empenhar-se numa solução política para o conflito na Síria", vincou Josep Borrell.

Hoje realiza-se então em Bruxelas a reunião ministerial sobre o futuro da Síria e da região, em Bruxelas, depois de na quinta-feira se terem realizado encontros com a sociedade civil da Síria, decisores e parceiros operacionais.

A Conferência de Bruxelas sobre o futuro da Síria e da região, que vai na sétima edição anual, visa abordar as questões humanitárias e críticas que afetam os sírios na Síria e nos países vizinhos, bem como as que afetam as comunidades que acolhem refugiados sírios na região.

A ideia é reforçar o apoio político e financeiro da comunidade internacional aos países vizinhos da Síria, nomeadamente a Jordânia, o Líbano e a Turquia, bem como o Egito e o Iraque.

Leia Também: Soldado norte-americano tentou ajudar ISIS a atacar exército dos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas