Pequim vive dia mais quente de junho desde que há registos com 41,1ºC
Pequim registou na quinta-feira o seu dia de junho mais quente desde que há registos, indicou o serviço meteorológico chinês, com o Norte da China a viver com temperaturas por vezes acima dos 40 graus Celsius (ºC).
© Shutterstock
Mundo Clima
Na estação meteorológica de Nanjiao, no sul de Pequim, que serve de ponto de referência para as temperaturas na capital chinesa, o mercúrio atingiu 41,1°C na quinta-feira às 15h19 locais (08h19 de Lisboa), indicou o serviço meteorológico em comunicado.
Este valor supera em meio grau o recorde mensal da estação de 40,6ºC, registado em junho de 1961, e aparece logo a seguir aos 41,9°C registados em julho em 1999.
Outras estações meteorológicas em torno da capital registaram temperaturas ainda mais elevadas na quinta-feira, como em Tanghekou no norte de Pequim, onde se registou 41,8°C ao início da tarde, tornando-se o local mais quente da China, segundo a imprensa estatal.
Em todo o país, 17 estações meteorológicas registaram recordes de temperaturas extremas" na quinta-feira, segundo o Centro Meteorológico Nacional.
Os cientistas têm apontado que a subida da temperatura no mundo -- geralmente causada pelo recurso às energias fósseis -- torna as condições meteorológicas mais extremas. Vários países da Ásia conheceram vagas de calor mortais e temperaturas recorde nas últimas semanas.
Leia Também: Greta Thunberg acusa França de reprimir "sistematicamente" ativistas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com