Segundo um comunicado, Borrell vai ainda aproveitar a deslocação para debater as duas missões de parceria da UE: EUCAP Sahel Níger, que o alto representante da UE para a Política Externa e de Segurança vai visitar, e a EUMPM Níger.
NA agenda estarão ainda incluídas questões de migração, de transição ecológica e a situação geopolítica, incluindo a agressão da Rússia à Ucrânia.
A Missão de Reforço das Capacidades Civis EUCAP Sahel Níger foi criada em 2012 pela UE com o objetivo geral de reforçar o setor da segurança interna do Níger e a sua capacidade de combater as várias ameaças à segurança.
Desde então, a EUCAP Sahel Níger tem apoiado as forças de segurança interna nigerinas, as autoridades nacionais e os intervenientes não estatais através de uma série de programas e atividades diferentes.
Por seu lado, a missão de parceria militar EUMPM Níger foi aprovada em dezembro de 2022 com o objetivo de apoiar as autoridades de Niamey na luta contra os grupos terroristas armados.
A missão visa reforçar a capacidade das Forças Armadas do Níger para conter esta ameaça, proteger a população do país e garantir um ambiente seguro, na observância das disposições legais em matéria de direitos humanos e do direito internacional humanitário.
Leia Também: Proposta da UE para acordo com Mercosul "não foi bem recebida"