Forças israelitas lançaram gás lacrimogéneo em hospital de Jenin

Ataque feriu 125 pessoas, disse fonte dos Médicos Sem Fronteiras.

Notícia

© Nasser Ishtayeh/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
05/07/2023 11:12 ‧ 05/07/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Israel/Palestina

As forças de Israel lançaram gás lacrimogéneo para o interior de um hospital na cidade de Jenin, na Cisjordânia, no âmbito de uma série de ataques a esta localidade entre segunda-feira e terça-feira, que já findaram. 

Do ataque resultaram 125 feridos, disse a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), num 'tweet', na tarde de terça-feira. "Isto é inaceitável. A sala de emergência não está utilizável, está completamente cheia de fumo, tal como o resto do hospital", lia-se na mensagem.

O tratamento dos feridos foi feito na entrada principal do hospital, uma vez que o serviço de urgências ficou inutilizável, diz a MSF.

Dois dias de ataques israelitas a Jenin resultaram, diz a cadeia televisiva norte-americana ABC News, em 12 palestinianos mortos, entre eles 4 crianças. Este terá sido o maior ataque israelita na Cisjordânia em mais de 20 anos. Na noite de terça-feira, no entanto, os israelitas iniciaram a retirada de Jenin.

A situação levou, aliás, à evacuação de cerca de 3 mil refugiados do campo de refugiados da cidade, onde vivem cerca de 18 mil pessoa, disse a Crescente Vermelha palestiniana. Os mesmos começaram a regressar, no entanto, nesta quarta-feira, após a operação israelita ter findado.

Os ataques tiveram repercussão em Telavive, onde um homem atropelou, intencionalmente, várias pessoas que seguiam num passeio da cidade, esfaqueando outras de seguida, segundo o Israel Hayom. O ataque foi reivindicado pelo Hamas.

Já nesta quarta-feira, as Forças de Defesa de Israel realizaram ataques aéreos na Faixa de Gaza, em resposta a foguetes disparados do enclave palestiniano, anunciou o exército.

Leia Também: Palestinianos regressam ao campo de refugiados de Jenin

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas