Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

MNE tailandês encontra-se com ex-líder birmanesa Aung San Suu Kyi

O chefe da diplomacia tailandesa disse hoje ter-se reunido, na semana passada, com Aung San Suu Kyi, no primeiro encontro da Nobel da Paz desde que foi detida depois do golpe de Estado de 2021 em Myanmar (antiga Birmânia).

MNE tailandês encontra-se com ex-líder birmanesa Aung San Suu Kyi
Notícias ao Minuto

07:48 - 12/07/23 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Houve uma reunião, ela estava de boa saúde e foi uma boa reunião", disse Don Pramudwinai aos jornalistas, à margem de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Jacarta.

Myanmar tem estado mergulhado no caos desde que os militares derrubaram o Governo eleito e liderado de facto por Aung San Suu Kyi, em 1 de fevereiro de 2021, alegando fraudes eleitorais.

Em dezembro de 2022, a junta condenou Aung San Suu Kyi a 33 anos de prisão, num julgamento descrito por grupos de direitos humanos como uma farsa.

A líder da Liga Nacional para a Democracia, de 77 anos, e prémio Nobel da Paz em 1991, já tinha estado quase 15 anos em prisão domiciliária entre 1989 e 2010, durante a anterior ditadura militar.

Don Pramudwinai disse à imprensa que se encontrou com Suu Kyi no domingo e que esta apelou para o reinício das conversações para pôr fim à crise.

"Ela encorajou o diálogo", disse o primeiro-ministro tailandês, defendendo "um compromisso com as autoridades em Naypyidaw", referindo-se à junta no poder na capital do país.

Suu Kyi só foi vista uma vez desde o golpe de Estado, em fotografias tiradas por meios de comunicação estatais.

A junta tem recusado repetidos pedidos de diplomatas estrangeiros para se encontrarem com a ex-líder e, durante a maior parte do julgamento de Suu Kyi, os advogados de defesa não foram autorizados a falar com a comunicação social.

Em junho do ano passado, a birmanesa foi transferida da prisão domiciliária, em Naypyidaw, para a solitária na prisão.

Leia Também: Comissão eleitoral tailandesa quer suspender vencedor de legislativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório