"Por ocasião do 44.º aniversário do triunfo da revolução popular sandinista, apresento as minhas felicitações, a si, ao governo e ao povo da Nicarágua", escreveu Kim, numa carta dirigida a Ortega e divulgada pelo Governo de Manágua, na segunda-feira.
O líder norte-coreano desejou a Ortega "todo o sucesso nos esforços para alcançar o progresso e a prosperidade, defendendo a soberania do país".
Esta é a segunda mensagem de felicitações pelo 44.º aniversário da revolução sandinista a ser divulgada por Manágua. A primeira foi enviada pelo Presidente do Irão, Ebrahim Raisi.
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), no poder na Nicarágua, prepara-se para celebrar o 44.º aniversário da revolução que derrubou a ditadura de Somoza Debayle pela força das armas, do apoio do povo e de parte da comunidade internacional, a 19 de julho de 1979.
O Governo nicaraguense ainda não divulgou pormenores sobre o evento principal, a ser liderado por Ortega.
A Nicarágua atravessa uma crise política e social desde abril de 2018, que se acentuou depois de as polémicas eleições de novembro de 2021, nas quais Ortega foi eleito para um quinto mandato, o quarto consecutivo e o segundo com a mulher, Rosario Murillo, como vice-presidente, e com os principais opositores na prisão.
Ortega, de 77 anos, está no poder há 16 anos e seis meses consecutivos, sendo alvo de denúncias de autoritarismo e fraude eleitoral.
Leia Também: Zelensky agradece colaboração da Coreia do Sul "para salvar vidas"